domingo, 29 de maio de 2016

A nova onda de super heróis nos animes!

  Olá, pessoal! Hoje vou falar um pouco sobre essa mudança nos animes que estão sendo lançados lá na terra do Sol Nascente. Durante décadas, os animes shonen (aqueles de heróis, como Dragon Ball, Saint Seiya, Naruto, etc.) foram baseados em filosofia oriental, artes marciais e na própria cultura japonesa. Um herói que ganha sua força através de um poder específico (ki, cosmo, chakra, nen, soma, reiatsu, e por aí vai) e treinamento, para lutar contra oponentes cada vez mais poderosos, e assim serem os melhores e mais poderosos. Esta fórmula tem pelo menos uns 40 anos, pelas minhas contas. Uma fórmula que conquistou milhares de fãs mundo afora. 
  A globalização traz a oportunidade de aproximar culturas, e de muitas vezes misturá-las. E os heróis estilo "comics", ou seja, os bons e velhos super heróis dos quadrinhos ocidentais entraram de vez para a cultura japonesa, deixando a sua marca, e tornando-se um produto palpável. Não, eu não vou falar de Avengers Disk Wars, mas sim de criações originais japonesas.
  Pra começar a lista, em ordem cronológica, destaco o anime Tiger & Bunny, de 2011, produzido pela Sunrise (Gundam, Cowboy Bebop). Em Tiger & Bunny, conhecemos a cidade de NC1978, também chamada de Sternbild City. A cidade é protegida pelos NEXT, humanos com super poderes e patrocinados por diversas empresas, que combatem o crime diariamente. Tudo é transmitido pela Hero TV, emissora que dá o ranking dos heróis em tempo real, assim determinando quem é o melhor dentre eles. Os melhores ganham chances com empresas, sendo até estrelas de programas de TV! O protagonista da história é o Kotetsu T. Kaburagi, conhecido como Tiger, e ele tem que aturar o Barnaby Brooks Jr, conhecido como Bunny, o seu sidekick, para assim ganhar popularidade.

Os heróis de Tiger & Bunny, lutando para serem os mais populares. Tiger (verde), Bunny (vermelho).


  Seguindo em ordem cronológica, vou falar de um anime recente que rapidamente tornou-se um grande fenômeno: One Punch Man, de 2015. A história da produção de One Punch Man começa em 2009, quando autor que atende pelo pseudônimo de "One" lança seu webmangá, atingindo um relativo sucesso. O mangaká Yusuke Murata lança o mangá serializado em 2012, que torna-se anime em 2015, lançado pelo estúdio Madhouse (animes da Marvel, entre vários outros sucessos). A história de One Punch Man é em um mundo de super heróis, com poderes altamente diversificados. Neste mundo, existe Saitama, o herói que consegue derrotar qualquer oponente com apenas um soco. Apesar de sua enorme força, Saitama sente-se frustrado por não conseguir ter uma luta digna com seus oponentes. Através desse argumento, o anime traz muita comédia e satiriza muitos outros animes com diálogos e situações bem malucas. O misterioso cyborg Genos, parceiro e "discípulo" de Saitama é um ótimo contraponto ao herói, sendo sentimental e extremamente analítico, enquanto Saitama pensa como uma pessoa normal e muitas vezes quer ter um cotidiano normal. Tudo isso até aparecer algum vilão, é claro! Aí, o One Punch Man entra em ação, geralmente saindo bem rápido!

Saitama e Genos, preparando-se para um combate daqueles em One Punch Man! 


  Encerrando a pequena lista, falo sobre um anime recente, ainda em exibição no Japão: Boku no Hero Academia (Minha Academia de Herói). O mangá de Kohei Horikoshi foi lançado em 2014, tornando-se anime em 2016, produzido pelo estúdio Bones (Soul Eater, Full Metal Alchemist Brotherhood). Em Boku no Hero, o mundo passou por uma revolução quando as pessoas passaram a evoluir geneticamente, ganhando habilidades especiais únicas. Estas habilidades deram poder as pessoas, fazendo surgir heróis, e consequentemente vilões. As leis não tiveram tempo de acompanhar os acontecimentos, então os heróis tornaram-se figuras reconhecidas e licenciadas para combater o mal. Dentre os heróis, destaca-se All Might, o símbolo da paz. O protagonista, Izuku "Deku" Midoriya é um adolescente que não tem essas habilidades, o que é bem raro. Fã número 1 de All Might, Midoriya sabe tudo sobre o herói, e sonha ser como ele um dia. A maior frustração de sua vida é não ter poderes, mas a sua coragem destaca-se, quando ele passa a arriscar a própria vida para salvar pessoas. Isso chama a atenção do próprio All Might, que revela o seu segredo ao garoto: sua habilidade "One For All" foi herdada de várias gerações. Assim, Midoriya passa a ser o herdeiro do "One For All", ainda em treinamento, e consegue ingressar no UA, o colégio de formação dos super heróis. Ao lado de seus colegas de classe, e orientado por seus poderosos professores, Midoriya tem o desafio de aprender a controlar sua nova habilidade, para assim aprender a ser um verdadeiro herói. 

Midoriya, o herdeiro do "One For All". Pronto para ser um herói! 


  Bem, basicamente é isso. Esses são os principais super heróis do mundo atual dos animes. Com certeza, devem haver bem mais. Vocês conhecem mais alguns? Podem comentar sobre! E lembrem-se: Não sejam fanboys, só atravessem no sinal vermelho, e que a Força esteja sempre com vocês! Uma boa semana a todos! 



  
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário