quarta-feira, 25 de maio de 2016

Dossiê Toalha!

   Olá, pessoal! Dia 25 de maio chegou, o então famoso Dia do Orgulho Nerd, ou até mesmo o Dia da Toalha! Para muitos, 25 de maio pode ser um dia comum, passar despercebido. Mas para os nerds do mundo inteiro, o dia é de comemoração e de reconhecimento da cultura pop, e do seu poder de influenciar o mundo.
  Oficialmente, o dia 25 de maio é um dia de tributo a Douglas Adams, um dos mais influentes autores da cultura pop. Adams é o autor da série O Guia do Mochileiro das Galáxias (1979), uma obra de ficção científica e comédia que trouxe muitas referências a cultura pop com seu humor sagaz e tiradas polêmicas. Adams passou muito de sua personalidade para a sua obra, suas visões sobre política, religião, esportes, entre outras. Segundo Adams, a toalha é um dos itens de maior importância que um mochileiro deve carregar. De acordo com sua obra:

"...a toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar. Em parte devido ao seu valor prático: você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; pode deitar-se sobre ela nas reluzentes praias de areia marmórea de Santragino V, respirando os inebriantes vapores marítimos; você pode dormir debaixo dela sob as estrelas que brilham avermelhadas no mundo desértico de Kabrafoon; pode usá-la como vela para descer numa minijangada as águas lentas e pesadas do rio Moth; pode umedecê-la e utilizá-la para lutar em um combate corpo a corpo; enrolá-la em torno da cabeça para proteger-se de emanações tóxicas ou para evitar o olhar da Terrível Besta Voraz de Traal (um animal estonteantemente burro, que acha que, se você não pode vê-lo, ele também não pode ver você - estúpido feito uma anta, mas muito, muito voraz); você pode agitar a toalha em situações de emergência para pedir socorro; e naturalmente pode usá-la para enxugar-se com ela se ainda estiver razoavelmente limpa."
(Guia do Mochileiro das Galáxias, capítulo 3)


Douglas Adams, criador do Guia do Mochileiro das Galáxias, símbolo da cultura pop!


  Além do tributo a vida e obra de Douglas Adams, 25 de maio de 1977 foi a data do lançamento mundial de Star Wars - Uma Nova Esperança. O primeiro dos 7 filmes que revolucionaram a indústria do cinema como a conhecemos. Tendo em vista estes 2 fatores, qual dia seria mais indicado para comemorar o orgulho nerd? 

Trailer do Star Wars - Uma Nova Esperança (remasterizado)


  
  Bem, por hoje é só! Desejo um feliz dia da toalha a todos! Curtam muito a vida neste planetinha verde-azulado absolutamente insignificante, aproveitem cada momento. Não entrem em pânico e lembrem-se da resposta para a vida, o universo e tudo mais: 42. Não sejam fanboys, só atravessem no sinal vermelho e que a Força esteja sempre com vocês! 







Nenhum comentário:

Postar um comentário