domingo, 8 de maio de 2016

Tokusatsu 101 - Parte 3

  Continuando a série sobre tokusatsu, vamos seguindo com os gêneros que ainda restam ser explicados. Seguindo, temos.


Ultra Séries (ウルトラシリーズ)

  Também conhecida como Família Ultra, as Ultra Séries correspondem aos heróis gigantes criados por Eiji Tsuburaya (1901-1970). São heróis extremamente populares no Japão, tendo até o reconhecimento do Imperador e de grandes personalidades. Os Ultras são originários da Galáxia M-78, e originalmente são gigantes, mas não conseguem manter a sua forma original na atmosfera terrestre por mais de 3 minutos. Tem a cor prata predominante em seu corpo, com partes vermelhas (ou azuis, em alguns poucos), possuem olhos grandes e brilhantes.
  A primeira série da franquia é a Ultra Q (1966). Esta série não tinha o Ultraman como seu herói original, mas criou o formato de Kaiju (monstro gigante) semanal. A história é estrelada pelo time da Hoshikawa Air Force, militares que combatem os monstros semanalmente, e que se tornou a primeira equipe militar da franquia, sendo tradição nas séries. Ultra Q possui 28 episódios, preto e brancos.
  Ainda em 1966, Tsuburaya produziu Ultraman, seu primeiro Ultra propriamente dito. Ultraman é um alienígena da galáxia M-78 que veio rumo a Terra em perseguição a um monstro fugitivo. Durante a ação, Ultraman choca-se acidentalmente com um caça de testes pilotado pelo militar Shin Hayata. Prestes a morrer, Hayata recebe o Ultraman em sua consciência, dizendo que o salvará. Ultraman funde-se a Hayata, salvando a vida de ambos. Desde então, Hayata passa a ter uma vida dupla, como militar e Ultraman, dando suporte a S.I.A (sua corporação). Ultraman tem 39 episódios, sendo a primeira série contando com o herói do título. A franquia completa 50 anos em 2016. O Ultraman mais recente é o X, mas próxima série já foi anunciada: Ultraman Orb, série comemorativa, onde o personagem pode combinar os poderes e habilidades de todos os Ultraman anteriores! 

                           Ultraman, o primeiro herói da franquia. Completa seus 50 anos em 2016.

                               Ultraman X, o herói mais recente da franquia, exibido em 2015.
                                           Em breve, teremos Ultra Orb. Julho de 2016!


Metal Hero Series (メタルヒーローシリーズ)
  Provavelmente o gênero mais famoso exibido no Brasil (alguém não conhece o Jaspion, ou o Jiraiya?), os Metal Heroes foram criados por Saburo Hatte, pseudônimo para uma equipe de roteiristas da Toei. Os Metal Heroes foram exibidos no programa Super Hero Time, juntamente com os Super Sentai, quando os Kamen Riders saíram no ar na década de 80 (após o Kamen Rider Super-1). 
  O primeiro Metal Hero exibido foi o Uchuu Keiji Gyaban (Policial do Espaço Gyaban, ou Gavan, em alguns países) em 1982. Gyaban conta a história do policial espacial de mesmo nome, que combatia a máfia espacial Makuu. A série teve 3 continuações, sendo conhecida coletivamente como Uchuu Keiji Trilogy (Trilogia dos Policiais do Espaço), formada por Gyaban, Sharivan e Shaider. O primeiro Metal Hero exibido no Brasil foi o Kyojuu Tokusou Juspion (Investigador de Megamonstros Espaciais Juspion/Jaspion). A origem do nome é uma junção das palavras Justice e Champion (Campeão da Justiça). Jaspion não foi um grande sucesso no Japão, mas tornou-se uma febre no Brasil, trazendo as continuações da franquia para a telinha! 
  Os Metal Heroes, ao contrário dos Super Sentai, são heróis solo, que lutam contra seus inimigos utilizando tecnologia de ponta, como armas e veículos. Suas histórias geralmente envolvem investigações, sendo comum a presença deles na polícia, ou em alguma força da lei fora da Terra.  
  A franquia Metal Hero existiu no Japão até a década de 90, terminando com a série Robotack, em 1998. Em 2012, o herói Gyaban retorna em um filme crossover com os Gokaiger (Super Sentai do ano anterior, 2011). Posteriormente, os novos heróis que herdaram as armaduras e títulos dos Policiais do Espaço retornam em novos filmes.

Os Policiais do Espaço. Da esquerda para a direita: Sharivan, Gyaban e Shaider.

Jaspion, o primeiro Metal Hero a aparecer aqui no Brasil. E o mais famoso por aqui! 

O ninja Jiraiya, também muito famoso aqui no Brasil! 


  Bem, por hoje é só. Em breve, continuarei com mais postagens sobre o mundo do tokusatsu, bem como a cultura pop em geral. Tenham uma ótima semana! E lembrem-se: não sejam fanboys, sempre atravessem no sinal vermelho e que a Força esteja com vocês! 
                                                                                                                                                                

Nenhum comentário:

Postar um comentário