sábado, 14 de maio de 2016

Tokusatsu 101 - Parte 4 - Pessoas importantes do Tokusatsu

  Continuando a série sobre tokusatsu, dessa vez vou falar um pouco sobre pessoas importantes. Aquelas pessoas que marcaram e deixaram o seu legado para os heróis japoneses. Sem mais delongas. 

Shotaro Ishinomori (1938 - 1998)

  Shotaro Ishinomori é o pai dos Sentai e Kamen Riders. Nascido em Ishinomaki, Miyagi, Ishinomori sonhava em se tornar escritor na juventude, mas não conseguiu realizar o seu sonho. Tornou-se mangaká por influência de um grande amigo, Osamu Tezuka (1928-1989), considerado o pai do mangá moderno! Seu primeiro mangá de sucesso foi o Cyborg 009, publicado em 1964. Depois de alguns trabalhos publicados, lançou Kamen Rider, em 1971, influenciado pelo mangá "O 8° Homem". 
  Poucos meses após o lançamento do mangá de Kamen Rider, Ishinomori despertou o interesse dos executivos da Toei, que lançaram a série Kamen Rider na televisão. Diferente do mangá, a série de TV foca-se quase que completamente nas cenas de ação, enquanto o mangá traz mais o drama psicológico de Hongo Takeshi, devido a perda de sua humanidade. Ishinomori escreveu mangás dos vários riders subsequentes, muito por influência da própria Toei. Sua primeira obra, Cyborg 009 teve várias versões animadas durante os anos. Faleceu em 1998.

                                           Shotaro Ishinomori, o pai dos Kamen Riders e Sentai


Eiji Tsuburaya (1901 - 1970)

  Eiji Tsuburaya é o pai dos Ultraman, e criador de técnicas cinematográficas que revolucionaram o cinema japonês. Nasceu em Sukagawa, na região de Fukushima, em 1901. Começou sua carreira como assistente de câmera na Kokkatsu (atual Nikkatsu) em 1919. Tornou-se câmera-man da Shochiku Kyoto Studios em 1930, adquirindo noções da atividade que o tornaram conhecido durante toda sua vida: efeitos visuais. Nesta época, Tsuburaya assistiu ao clássico King Kong, o que influenciou pelo resto da vida. 
  Durante a 2ª guerra mundial, Tsuburaya trabalhou produzindo filmes de campanhas militares. No começo da década de 50, juntou-se a Toho Film, onde co-produziu o filme Gojira. Foi premiado por efeitos especiais pela produção. 
   Eiji Tsuburaya foi criador da técnica suitmotion, onde atores com trajes de monstros lutavam sobre maquetes. Tsuburaya quis contrapôr a técnica de stop motion de King Kong. Essa técnica até hoje é utilizada nos tokusatsus, apesar de muitos lutarem por sua preservação diante da computação gráfica.
  Em 1966, já a frente da Tsuburaya Productions (fundada em 1963), produziu a série Ultra Q. No mesmo ano, produziu o primeiro Ultraman, seu herói mais memorável. Faleceu em 1970.    

Tsuburaya  fazendo pose ao lado de Ultraman, sua principal criação.
 

  Por hoje é só, pessoal. Futuramente, contarei mais um pouco sobre mais pessoas importantes no universo do tokusatsu. E lembrem-se: não sejam fanboys, só atravessem no sinal vermelho e que a Força esteja com vocês! 
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário