domingo, 3 de julho de 2016

Animesongs!

  Olá, pessoal! Dessa vez eu vou falar um pouco sobre esse gênero tão querido por quem é ligado na cultura pop japonesa, as animesongs! Sim! No Japão, animesongs são consideradas como gênero musical, tendo seus artistas próprios e uma história distinta. 
  Conceitualmente, as animesongs são as músicas que compõem a trilha sonora de animes, games e tokusatsus (Sim! Também!). Pode-se dizer que a história das animesongs tem seu início em meados da década de 60, quando os animes começaram a ser exibidos na TV japonesa. Antes disso, os animes eram coisa de cinemas, exposições e festivais específicos. Nessa época, tivemos títulos clássicos, como o anime Speed Racer (Mach Go Go. Tatsunoko, 1966).

                                        Speed Racer. Clássico icônico também por sua trilha.

  Um dos destaques das animesongs é a mudança no estilo da música de acordo com a época que as produções foram realizadas. Entre os anos 60 e 70, as músicas (especialmente nos animes shonen, para garotos) tinham um tom militarizado, lembrando uma marcha de guerra, e com vocais no estilo enka, um estilo altamente tradicional no Japão. Como exemplo de grande clássico nesse estilo, posso citar Patrulha Estelar (Uchuu Senkan Yamato. Studio TAC. 1974).


Uchuu Senkan Yamato. Música mais militarizada das décadas de 60 e 70.

  Nos animes shoujo (para garotas) dessa mesma época, prezavam-se por músicas mais delicadas e com um instrumental suave, que reflete a delicadeza das garotas. Um grande exemplo é o anime Cutie Honey (Toei. 1973).   


                                     
                                              Cutie Honey. Exemplo de shoujo dos anos 70.

  A partir dos anos 80, os animes começaram a ter uma pegada mais jovial, seguindo as tendências da cultura pop mundial. O rock n' roll entra com tudo no mundo das animesongs, produzindo grandes clássicos que são lembrados pelos fãs mundo afora. Poderia citar vários destaques dessa época, dentre eles, Dragon Ball Z (Toei. 1989).


                                   
                          Dragon Ball Z. O rock n' roll vem com tudo pro mundo das animesongs! 


  Nos anos 90, os animes tornaram-se uma plataforma para divulgar hits de bandas de JRock de sucesso, como L'Arc en Ciel, Yellow Monkey, entre outras. Nessa época, os estilos das animesongs passaram a ser mais variados, indo da música clássica, passando pelo jazz e até pelo hip hop! A tendência de divulgar bandas e variar os estilos das animesongs segue até o presente momento. 


                                     
           Great Teacher Onizuka. Sua abertura é a música Driver's High, da banda L'Arc en Ciel.


                                     
                            Bomb A Head. Tema do anime Tenjou Tenge. Hip hop de primeira! 


  Bem, isso foi um pouco da origem das animesongs. E vocês? Qual tema de anime é realmente marcante? Vocês acompanham o cenário atual? O que vocês escutam? Por hoje é só. E lembrem-se: não sejam fanboys, só atravessem no sinal vermelho e que a Força esteja sempre com vocês! 





Nenhum comentário:

Postar um comentário