terça-feira, 30 de agosto de 2016

O Espírito do Budô - A História das Artes Marciais no Japão

  Olá, pessoal! Hoje vou falar de uma exposição bastante interessante que está no Recife: "O Espírito do Budô - A história das Artes Marciais no Japão". A exposição está em exibição na Torre Malakoff desde o dia 13 de Agosto, mas infelizmente só tive a oportunidade de visitar pertinho do final, considerando que ela só vai até o dia 31 de Agosto. Budô significa literalmente "Caminho do Guerreiro", expressão japonesa que norteia todas as suas artes marciais, bem como o estilo de vida de seu povo.
  Durante a longa história japonesa, as guerras foram fatos marcantes. Há séculos, os japoneses vem desenvolvendo suas habilidades marciais, sendo elas armadas ou não. Depois de muitos conflitos pela unificação e soberania de seu território, o Japão passou a utilizar o Budô de forma esportiva, para formar fisicamente, mentalmente e moralmente os seus praticantes. Artes marciais modernas, como o judô e o caratê ganharam o status de esportes olímpicos, devido a sua grande importância e grande poder transformador da sociedade. Considerando que as olimpíadas de 2020 acontecerão em Tokyo, é válido conhecer um pouco da história e tradição destas artes, bem como a história do povo japonês. 
  A exposição é organizada pela Fundação Japão, que conta com sua sede em Tokyo desde a década de 70, possuindo representação em 22 países, inclusive o Brasil, país que mais acolheu o povo japonês. Conta com muitas peças do tempo dos samurais, bem como armas e equipamentos de treinamento das artes marciais modernas. Vale a pena conferir um pouco de séculos de história, com entrada gratuita em um espaço bastante acessível na cidade do Recife.
  É isso aí, pessoal! Por hoje é só. E lembrem-se: não sejam fanboys, só atravessem no sinal vermelho e que a Força esteja sempre com vocês! 


                                Samurai. Figura central da história do Japão durante cerca de 700 anos.
  

                                       A alma do Samurai, sua espada. Símbolo de sua linhagem.

                           A vestimenta de batalha, com cores e adornos remetendo a sua posição e clã.

As artes marciais adaptadas a modernidade. Atualmente, a tradição guerreira forma a essência do povo japonês.





Nenhum comentário:

Postar um comentário