sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Retro Gaming

  Olá, pessoal! Hoje vou falar um pouco sobre retrô gaming. Esta postagem também poderia ser chamada de "como era ser um gamer dos anos 90", mas não ficaria uma frase muito atraente, cá entre nós. Bem, eu venho de uma época onde os jogos eram mais simples graficamente, mas mesmo assim eram bem desafiadores. Não existia internet, os jogos não tinham DLC's e conteúdos extras, entre diversas outras coisas. Quem viveu a infância/adolescência nos anos 90 (ou até um pouco antes) lembra bem a sensação de terminar jogos considerados bem difíceis, e se gabar pra vizinhança que conseguiu tal feito. 
  Nos anos 90, as melhores fontes de informação sobre jogos eram as revistas especializadas, como a Super Game Power, a Ação Games, entre outras. Ou o material disponibilizado pelas próprias empresas. Quem já teve console da Sega nessa época deve se lembrar do Sega Clube, e daqueles pôsteres que davam vontade de ter todos os jogos lançados para o console. Também não existiam grandes bibliotecas de dicas e truques dos jogos, como o site gamefaqs.com. O jeito era telefonar e pedir orientação para passar das fases (e torcer pros seus pais não pirarem com a conta telefônica!). Era mais complicado ter títulos raros, ou até mesmo ter informações sobre eles. Mas mesmo assim, era uma boa época. O offline funcionava, quando você reunia o seus amigos na frente da TV e passava tardes jogando, e revezando o controle, claro! 
  Enfim. Foi um texto um pouco nostálgico. Apesar de existirem emuladores que nos permitem lembrar dos clássicos da infância, e de conhecer  aqueles jogos bem underground que nunca chegariam nas nossas mãos, ainda não é a mesma coisa. O ato de ligar o console e sair jogando perdeu-se um pouco nessa nova geração. Os jogos contam com muitos tutoriais e informações iniciais antes da jogatina propriamente dita. Existem exceções, claro. Mas por via de regra, os jogos seguem essa tendência.
  Enfim. Por hoje é só. Bem, o que vocês costumavam jogar na infância/adolescência? Ainda jogam jogos considerados retrô? Espero que possam se divertir sempre durante as jogatinas. E lembrem-se: Não sejam fanboys, só atravessem no sinal vermelho e que a Força esteja sempre com vocês! 

Houve uma época em que os amigos se juntavam na frente da TV pra jogar. O "passa o controle". Sim. É tudo verdade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário