sábado, 19 de novembro de 2016

Animais Fantásticos e Onde Habitam

  Olá, pessoal! Acabei de assistir ao filme Animais Fantásticos e Onde Habitam, o mais novo filme do universo Harry Potter. E aqui vai a minha opinião sobre o filme, como sempre naquele modo "spoiler free". A primeira coisa que você vê na tela é a logo do estúdio Warner, ao som da música Hedwig's Theme (tema de toda a franquia Harry Potter). É apenas neste momento que você sente-se realmente conectado a franquia Harry Potter. Animais Fantásticos tem uma pegada mais ágil do que os 8 filmes anteriores, e trata de um período e local diferente do habitual. Bem, vamos lá.
  O filme começa mostrando a ameaça de Gerard Grindelwald, o mais temível bruxo das trevas do século XX. O personagem é amplamente discutido no Relíquias da Morte (7° livro da saga Harry Potter). A partir dessa cena, vamos para a cidade de Nova York no ano de 1926. O bruxo Newt Scamander (Edward Redmayne), que virá a ser autor do livro Animais Fantásticos e Onde Habitam, chega de navio a cidade trazendo uma mala repleta de criaturas mágicas. Newt é um bruxo especializado em magizoologia, ou seja, estudo de animais mágicos. A sua obra é material didático em Hogwarts, bem como nas outras escolas de magia espalhadas pelo mundo (ao todo, 8 escolas). Lembrando que Harry Potter nasceu aproximadamente 50 anos depois (em 1980).
  Ao chegar em Nova York, Newt depara-se com uma sociedade totalmente diferente da qual ele é habituado. Os bruxos norte americanos organizam-se de forma bem diferente dos ingleses, a começar pelo sistema de governo: Nos EUA não existe um Ministério da Magia, mas sim um Congresso da Magia (M.A.C.U.S.A - Congresso Mágico dos EUA, traduzindo). As leis são bem rigorosas, e o medo da exposição a sociedade "não-mágica" (trouxa) é constante. As famosas histórias de caça as bruxas recorrentes na história americana aconteceram no "potterverso", precisamente pela Nova Sociedade de Salém, que até hoje persegue bruxos. Junto com seus novos amigos, Scamander deve recuperar as criaturas que fugiram de sua maleta e desvendar os ataques misteriosos que estão acontecendo em Nova York.
  Sobre o filme. A história é bem mais ágil, mostrando o Newt já graduado de Hogwarts. A ambientação das escolas não existe mais, considerando a idade da maioria dos personagens. Visualmente, as magias estão muito mais presentes do que nos primeiros filmes do Harry Potter, onde por restrição de idade, os bruxos estudantes não podiam (ou ao menos não deveriam) fazer magia fora da escola. Tudo é muito rápido, e os efeitos estão um show a parte. As cenas do Newt com o Jacob Kowalski (Dan Fogler), o "não-mágico" que o acompanha são bem divertidas, rendendo boas risadas. A personagem Tina Goldstein (Katherine Waterson) é o principal elo do espectador com as particularidades do Congresso Mágico. Para fechar o time de heróis, a peculiar Queenie Goldstein (Alison Sudol), irmã de Tina, e a sua rara habilidade natural de legilimência (ler mentes, vem da magia "legilimens"), que prova ser tanto um alívio cômico como um ótimo meio de se safar de problemas. As cenas dentro da mala do Newt (a mala é como uma dimensão portátil) são muito boas. Lá dentro, existe uma fazenda com as criaturas que o Newt tem estudado durante muito tempo. Os outros personagens do filme apresentam-se mais sombrios, como Percival Graves (Colin Farrel), membro do Congresso, e a sinistra Mary Lou (Samantha Morton), líder da Nova Sociedade de Salém. Não entrarei em detalhes sobre os outros personagens para não entregar detalhes da trama. O filme é dirigido por David Yates (Harry Potter a partir da Ordem da Fênix), escrito e roteirizado pela própria J.K Rowling (em sua estreia como roteirista). Ainda teremos mais quatro filmes pela frente, que levarão até a última batalha entre Dumbledore e Grindelwald, em 1945.
  Animais Fantásticos é diversão garantida para os fãs do Harry Potter. Ajuda a matar a saudade, mesmo com uma trama em outro momento da história dos bruxos. É isso aí pessoal! Espero que assistam e gostem de Animais Fantásticos. E lembrem-se: não sejam fanboys, só atravessem no sinal vermelho e que a Força esteja com vocês! 



                          Newt Scamander. O herói de Animais Fantásticos e Onde Habitam. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário