quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Tokusatsu - Profissão suit actor!

  Olá, pessoal! Hoje vou falar um pouco sobre um profissional de extrema importância no mundo do tokusatsu: O Suit actor! Suit actor (ator fantasiado) é o dublê que atua nas cenas de ação dos tokusatsu, fazendo boa parte do trabalho pesado da produção. Pode ser tanto herói como vilão, ou até contracenar com os personagens principais em participações menores. 
  Ser um suit actor não é uma tarefa fácil. Além de saber atuar, tem que ser bom dublê e entender de artes marciais! Afinal de contas, é interpretar um super herói em cenas de ação. No caso da Toei, os suit actors são formados pela JAE (Japan Action Enterprise, antigamente conhecida como JAC - Japan Action Club). Estes atores sempre são parte dos Super Sentai e dos Kamen Riders, em diversos papéis, como heróis ou vilões. Vamos conhecer um pouco mais dos heróis que usam máscaras! 

Vídeo de apresentação da Japan Action Enterprise.


Alguns suit actors famosos.

Kazuo Niibori

  Conhecido no Japão como "Mr. Red" ou "Red Guy", Kazuo Niibori é uma lenda viva nas produções de tokusatsu. Participou de diversas séries Super Sentai, desde Goranger (1976), sempre interpretando o Red das séries. Changeman, Flashman, Maskman e tantas outras séries de tokusatsu contaram com Kazuo Niibori em suas cenas de ação. Kazuo Niibori aparece interpretando ele mesmo na primeira temporada da série Hikonin Sentai Akibaranger (2012), treinando dublês nos estúdios da Toei. Atualmente, Kazuo Niibori comanda o Red Action Club, onde ele mesmo treina novos dublês.

O veterano Kazuo Niibori é o Mr. Red! 

Jiro Okamoto

  O veterano Jiro Okamoto teve muitas participações em produções da Toei. Seu maior destaque foi ter interpretado o super popular Kamen Rider Black (1987), muito querido tanto no Japão como no Brasil, e lembrado até hoje pelos fãs de tokusatsu. Além de Black, Jiro Okamoto também interpretou outros Riders clássicos, como Shin, ZO e J. Mas a sua atuação não se restringe aos Riders, também tendo interpretado heróis do Super Sentai e seus mechas! 

Jiro Okamoto, o Kamen Rider Black! 

Seiji Takaiwa

  Bastante conhecido por sua participação nas séries Kamen Rider, Seiji Takaiwa é uma referência bastante atual no segmento dos suit actors. Seiji atuou praticamente em todas as séries Kamen Rider da era heisei (Riders a partir do ano 2000. Seiji apenas não atuou nos Kamen Riders Kuuga e Hibiki), inclusive tendo papel fixo e sem máscara como o vilão Gyro em Kamen Rider Ghost (2015). 

Além de atuar como diversos Kamen Riders, Seiji Takaiwa também foi o vilão Gyro!

  Muitos atores famosos de tokusatsu também foram suit actors em algum um momento de suas carreiras. Dentre eles, destaco Mai Ooishi, que interpretou a Change Phoenix em Dengeki Sentai Changeman (1985), Hikaru Kurosaki, o Jaspion (foi suit actor de vilões em séries anteriores, como Choudenshi Bioman, de 1984), Hiroshi Watari, o Spielvan (que chegou a fazer suas cenas de ação transformado em alguns episódios) e Hiroshi Fujioka, o primeiro Kamen Rider, que fazia suas próprias cenas de ação!   
  Por hoje é só. Contei um pouco da história dos atores mascarados, responsáveis pela ação eletrizante que garante o sucesso dos tokusatsu pelo mundo. E aí? Gostaram de conhecer um pouco sobre os suit actors? O que vocês querem saber mais sobre tokusatsu? Podem comentar! E lembrem-se: Não sejam fanboys, só atravessem no sinal vermelho e que a Força esteja sempre com vocês! 

A Guerra Lendária do Kaizoku Sentai Gokaiger (2011). Talvez o momento com o maior número de suit actors em cena já visto! 











  


Um comentário: