terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Super Heróis e o Oscar!

  Olá, pessoal! Recentemente tivemos mais uma edição do Oscar, o prêmio máximo da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Em sua 89ª edição, a premiação teve filmes variados, mas contou com dois favoritos (e uma certa gafe que eu não vou nem comentar aqui): La La Land: Cantando estações, um musical e Moonlight: Sob a luz do luar, um drama. Além dos badalados filmes citados, tivemos uma premiação de Melhor Maquiagem e Penteado para o filme Esquadrão Suicida, da Warner Bros, um filme de vilões baseado nos quadrinhos da DC Comics. Apesar de não ser um filme tão querido nem pela indústria, nem pela crítica e nem pelo público, Esquadrão Suicida venceu, dentre outros concorrentes, Star Trek - Sem Fronteiras. É algo a se comemorar, considerando o conservadorismo dos membros da Academia. Mas bem que Doutor Estranho merecia a estatueta de melhores efeitos visuais, hein! 
  Enfim. Resolvi fazer uma rápida pesquisa sobre os filmes de Super Heróis indicados e vencedores do Oscar, por pura curiosidade. Foram poucas indicações, começando pelo filme "A Marca do Zorro", de 1940, indicado por Melhor Música. O primeiro ganhador seguindo esses critérios foi o curta animado Superman, de 1941, que levou a estatueta de Melhor Curta Animado. E, dentre todos os indicados (menos de 30 filmes desde 1940), o filme com maior número de indicações foi o Batman - O Cavaleiro das Trevas. O filme é considerado por muitos fãs como o melhor filme de heróis já feito, e a Academia parece que também gostou (o que é um milagre), indicando-o em 8 categorias (edição de som, fotografia, edição, direção de arte, maquiagem, mixagem de som e efeitos visuais e melhor ator coadjuvante para o Heath Ledger). O filme acabou levando as estatuetas de melhor edição de som e melhor ator coadjuvante, esta última como uma premiação póstuma, em homenagem a Heath Ledger. 
  Apesar do cenário atual dos filmes de Super Herói, onde a Marvel Studios geralmente leva a melhor, para a Academia, é a Warner Bros que manda, através dos filmes da DC Comics. A Marvel teve indicações pelos filmes mais recentes, como Homem de Ferro 3, Capitão América: Soldado Invernal e Capitão América: Guerra Civil, mas conta com apenas uma estatueta, pelo filme Operação Big Hero, que levou merecidamente por melhor animação. 
  Bem. O conservadorismo da Academia poderia ser revisto, de uma forma geral. Existem obras de ficção muito boas, tanto baseadas em quadrinhos, animações ou até na literatura clássica. É isso aí! O que acharam do Oscar 2017? Gostaram das premiações? Comentem aqui embaixo e sigam o blog nas redes sociais. E lembrem-se: não sejam fanboys, só atravessem no sinal vermelho e que a Força esteja sempre com vocês! 

                                     Dessa vez, o Esquadrão Suicida levou estatueta pra casa!


O Coringa de Heath Ledger levou a estatueta de melhor ator coadjuvante.

Operação Big Hero. Oscar para a Disney/Marvel.







Nenhum comentário:

Postar um comentário