terça-feira, 27 de junho de 2017

Harry Potter - 20 anos!

  Olá, pessoal! Recentemente, a série literária Harry Potter comemorou seu 20° ano desde o lançamento de Harry Potter e a Pedra Filosofal, o primeiro livro da saga. Os fãs do mundo inteiro comemoram o feito, e claro que eu não poderia deixar de falar um pouco da importância da obra.
  Com mais de 1 bilhão de volumes vendidos em mais de 60 idiomas traduzidos, Harry Potter tornou-se um fenômeno entre os jovens por praticamente todo o planeta. JK Rowling, a autora do livro, realizou o que muitos escritores um dia sonhariam realizar, espalhando sua obra por várias partes. Mas não foi um começo fácil. Rowling passou por depressão e sérios problemas financeiros. Mas, como dizem, é das grandes dificuldades que surgem as grandes ideias.
  Medir a importância da história de Harry Potter no mundo literário é uma tarefa difícil. O que posso dizer é que muitos jovens adquiriram o interesse pela leitura através da obra Harry Potter. Para muitos (inclusive este que vos escreve), Harry Potter foi uma porta de entrada para as séries literárias. A cada livro, o personagem vai crescendo e aprendendo mais sobre o mundo mágico que o cerca, e através do seu olhar é que podemos imaginar como seria andar pelo Beco Diagonal, Hogwarts e outros cenários clássicos do mundo mágico. 
  Apesar dos 7 volumes terminarem a história de Harry Potter, JK Rowling conseguiu formas de expandir o mundo mágico, tanto nos livros, como no cinema e na internet. O site Potter More é uma viagem pelo mundo mágico diante do seu browser, cheia de conteúdos exclusivos. Os filmes contando a história do bruxo Newt Scamander mostram um pouco do passado do mundo mágico, e prometem mostrar versões mais jovens de personagens clássicos, como Alvo Dumbledore. E nos livros (e teatro), a Criança Amaldiçoada conta a história dos descendentes de Harry, Rony e Hermione, com novos olhares sobre Hogwarts. 
  Harry Potter merece um caloroso parabéns pelos vinte anos de sua obra (e talvez até uns pontinhos para a Grifinória). E vocês? Curtem Harry Potter tanto quanto eu? Quais são os seus livros favoritos? E personagens? Comentem aqui embaixo! E lembrem-se: Não sejam fanboys, só atravessem no sinal vermelho e que a Força esteja sempre com vocês. E até a próxima! 

Há 20 anos, Harry Potter surge no mundo literário.





Nenhum comentário:

Postar um comentário